Água Dura e Água Macia

Qual é o sabor da água "DURA"? e porque é que o calcário se acumula na minha chaleira de água?
A água pura não existe no mundo natural. A água natural tem inúmeras coisas que a água absorveu de suas viagens, sobre e na terra. Os vários minerais que se dissolvem na água tornam-a "dura".

A água dura geralmente tem as seguintes características:

  • Banhar-se com sabão em água dura deixa uma camada de coalhada de sabão pegajoso na pele. Essa camada pode impedir a remoção de sujidade e das bactérias. A coalhada de sabão interfere com o retorno da pele à sua condição normal, ligeiramente ácida, e pode levar à irritação. A coalhada de sabão no cabelo pode torná-lo sem graça, sem vida e difícil de moldar. Os sabonetes deixam para trás uma espuma tanto na superfície da água quanto no que está sendo lavado, incluindo sua pele e cabelo. Esta pelicula na superfície das coisas é tipicamente o que faz  enrijar "limpa e rigida". Não é uma coisa boa.
  • Sabores - Café, chá e outros produtos que são usados para dar sabor a água não se dissolvem tão prontamente em água dura.
  • Lavandaria- Roupas lavadas em água dura geralmente parecem sujas e se tornam duras e ásperas. Os minerais de dureza se combinam com alguns solos para formar sais insolúveis, dificultando sua remoção. a Sujidade na roupa pode introduzir ainda mais minerais de dureza na água de lavagem. A lavagem contínua em água dura pode danificar as fibras e encurtar a vida útil das roupas em até 40%.
  • Problemas em sistemas de caldeiras de água e tubagens - A água dura também contribui para a operação ineficiente e dispendiosa dos aparelhos que utilizam água. A água dura aquecida forma uma camada de minerais de cálcio e magnésio (depósitos de calcário) que podem contribuir para a operação ineficiente ou falha dos aparelhos que utilizam água. Os tubos podem ficar entupidos com uma camada que reduz o fluxo de água e, em última análise, requer a substituição do tubo. O calcário é conhecido por aumentar as contas de energia em até 25%
  • A água dura não é perigosa
  • A água dura não é perigosa e não constitui um risco para a saúde. De fato, o Conselho Nacional de Pesquisa (Academia Nacional de Ciências) afirma que a água potável geralmente contribui com uma pequena quantidade para as necessidades dietéticas humanas totais de cálcio e magnésio. Eles também afirmam que, em alguns casos, onde o cálcio dissolvido e o magnésio são muito altos, a água pode ser um dos principais contribuintes do cálcio e do magnésio para a dieta.
  • A solução ideal seria deixar o cálcio na água, mas alterar seu estado para que não pudesse formar calcário. É isso que os amaciadores de água magnéticos pretendem alcançar, mas, embora funcionem para algumas pessoas, a ciência por trás deles não é totalmente compreendida.